A nossa autoimagem é quem nós pensamos ser não só no aspecto físico, mas em um aspecto global de você mesma (personalidade, comportamento e físico).
Algumas formas de melhorar neste pilar que está diretamente ligado à nossa autoestima é:
- Cuide de sua saúde
O famoso dueto alimentação saudável e atividade física.
Mas aqui não quero trazer os benefícios no âmbito estético, mas sim biológico.
Quando você insere uma alimentação saudável no seu dia a dia você se abastece de nutrientes e com isso gera energia, ou seja, disposição o que aumenta consideravelmente a sua capacidade de realização das suas atividades do dia a dia. Já durante a atividade física nosso corpo libera a endorfina, um hormônio que promove a sensação de bem estar e recompensa o que dispensa maiores explicações.
Com esse conjunto você vai tendo disposição, sua energia vai aumentando, seu corpo esteticamente começa a mudar de formas, isso vai te trazendo mais disposição, mais vontade e nisso você segue num ciclo de expansão.
- Tenha rotinas de autocuidado com sua beleza
Tenha rotinas de cuidado que te fazem feliz. Pintar as unhas ou estar com elas arrumadas, passar um batom, hidratar as mãos, estar sempre com a barba aparada no caso dos homens, se arrumar mesmo para ficar em casa, um escalda pés, etc. qualquer ação que te faça se sentir cuidada.
- Aprimore aspectos da sua personalidade.
Existem características da sua personalidade que podem impactar na sua autoimagem e que você pode buscar aprimorar.
O caminho para isto é
(a) elencar estas características, por exemplo, você é muito introvertida(o) e quer ser mais comunicativa(o);
(b) delimitar qual seria o limite ideal para você, ou seja, seguindo no exemplo citado acima o ideal talvez seria você se comunicar com as pessoas sem se sentir tão insegura(o);
(c) o que você deve fazer para minimizar esta distância, ou seja, ações práticas para aprimorar esta característica (pode ser fazendo um curso de comunicação, leituras sobre a temática, aulas de expressão corporal como teatro, se desafiando em explanar um vídeo na internet, numa roda de amigos expressar alguma opinião e assim vai).
- Pare de se comparar:
Esse é o ponto mais importante no processo da autoimagem. Busque olhar para o que é possível para você, dentro das suas características físicas do seu biotipo, aqui é realmente buscar a sua melhor versão. Se aprimorar, ter amor próprio, tudo isso vai te ajudando a fortalecer a sua autoimagem e consequentemente melhorar a sua autoestima e amor próprio.
- Você é responsável por cuidar de você
Se você não tem limitação física e/ou psicológica que dependa de cuidados de terceiros, você deve ser cuidar de você.
Muitas vezes você espera que outros cuidem de você, te dê carinho, reconheça seus esforços, mas você faz isso por você mesma(o)? Você se trata com amor e respeito ou somente com desdém e julgamentos? Pense sobre isso.
Lembrando sempre que todos esses processos são uma construção. Requer de você esforço, disciplina e constância, mas eu posso te afirmar que no final valerá a pena. Cuide de você! Seja a(o) seu próprio agente de transformação.