Ontem (17/12/2018) assisti pela primeira vez Star Wars com um olhar diferente do que meramente entretenimento e é sobre a ótica do comportamento humano que quero escrever para você.
“A Força é o que dá poder a um Jedi. É um campo de energia criado por todos os seres vivos. Ela nos envolve e penetra. É o que mantém a galáxia unida”. Obi Wan Kenobi.
O que é esta Força?
A Força é um poder metafísico e onipresente que faz parte do universo ficcional de Star Wars e é este campo metafísico capaz de dar poderes aos seres vivos que são sensíveis a eles.
A Força tem dois aspectos: a Força Viva, que é a energia de todos os seres vivos, e a Força Cósmica, que mantém a galáxia unida e se comunica aos indivíduos através dos midi-chlorians que são organismos microscópicos que vivem nas células de todas as coisas vivas. O que determina a sensibilidade de um ser para a Força, é a quantidade de midi-chlorians que ele tem em seu sangue. (fonte wikipedia).
Os maiores praticantes da Força na saga são os Jedi (o lado luz da força) e os Sith (o lado sombrio da força).
A Dualidade da Força
A Força deriva do conceito de yin yang que é a dualidade de tudo o que existe no Universo.
Pensando neste conceito, todos nós temos os dois lados dentro de nós.
Nosso lado luz que é quando agimos com base no amor, alegria, compaixão, benevolência. E o nosso lado sombrio que é quando somos movidos pelo medo, raiva, ódio, descontentamento.
O lado sombrio da força faz parte de todos nós, mas se estiver sendo o principal combustível de condução de sua vida provavelmente você não está colhendo os resultados que você espera. Outra questão é que não devemos negá-lo. Como disse Debbie Ford no documentário “Efeito Sombra” (inclusive recomendo tem no youtube) negar as sombras é como tentar segurar bolas embaixo da água. Você faz um esforço enorme para esconder o que te desgasta energeticamente e quando elas voltam fazem uma grande pressão contra você o que faz com que você tenha atitudes de auto destruição (como enraivecer no transito, comer escondido, beber demais, ser explosivo na menor contrariedade, etc).
Saber que seu lado sombrio existe, acolhe-lo e buscar transformá-lo é um dos nossos papéis na nossa jornada evolutiva.
Por isso busque entender qual dos dois lados está orientando sua vida, como seu lado sombrio está impactando sua vida e trabalhe constantemente em seu desenvolvimento, pois só assim você está se conectando com a Força de um Jedi.
Desejo muita luz no seu coração.
Que a Força esteja com você.