You are currently viewing 3 DICAS PARA EXERCER O AUTOAMOR

3 DICAS PARA EXERCER O AUTOAMOR

Uma das questões que mais vejo em meus cliente (e que também já aconteceu comigo) é a falta de autoamor. Vivemos numa sociedade que associamos amor próprio a egoísmo, mas isto está longe de ser verdade. Não conseguimos dar aquilo que não temos, inclusive Jesus já dizia isso: “Amai ao próximo como a ti mesmo”.

Se não temos amor, respeito, tolerância por nós mesmos, como podemos ter pelos outros? E mais ainda, como podemos exigir que os outros tenham com agente?

Por isso resolvi compartilhar com vocês 3 dicas para que você comece a exercer ainda hoje o amor por si mesmo:

1. Aceite seus erros:

Esta é uma das tarefas mais difíceis. Aprendemos que errar é feio, mas o erro é uma dádiva se soubermos extrair os ensinamentos que estão por trás dele.

Não se cobre por uma perfeição utópica, porque estamos aqui para evoluir e por isso errar faz parte do nosso processo de crescimento. Pegue leve com você mesmo, se perdoe, esteja atento para mudar o que precisa mudar, aprenda com seus erros, mas sem ser tão critico ou pesado nas suas cobranças pessoais.

2. Assuma as responsabilidades:

Durante muitos anos me coloquei como vítima das circunstâncias e sabe o que consegui com isso? Nada, pelo contrário, tinha uma vida que não era nem de perto a que queria.

Quando você entende que é 100% responsável por tudo que está acontecendo em sua vida passa a se respeitar mais, falar mais nãos, saber que tem escolhas e que você não “tem que” nada em sua vida. Passa também a tomar decisões mais assertivas e coerentes com aquilo que realmente quer e não com o que os outros esperam de você, começa a construir uma vida muito mais alinhada com sua verdadeira essência.

Aprenda a ser o condutor de sua vida e não o passageiro.

3. Se permita:

Grandes mudanças começam com pequenas atitudes no dia a dia.

Se permita receber e não são os outros que tem que dar para você (isso é consequência), você mesmo deve tomar a decisão de se agradar todos os dias.

O que te deixa feliz? (faça uma lista de coisas simples que você conseguiria inserir em sua rotina, mas por mais que seja tentador e para você seja uma prioridade não envolva filhos ou família).

Como você pode, pelo menos 3x por semana, se presentear com algum item de sua lista em sua rotina?

Para quem ou qual situação você pode falar um “não” nesta semana? (isso é libertador)

 

Exercer o autoamor é um ciclo, pois quando nos amamos nos tratamos melhor e conseguimos nos afastar daquilo que nos faz mal ou de relacionamentos abusivos, conseguimos ter mais respeito e compaixão pelas fragilidades e dificuldades do próximo e finalmente conseguimos ter qualidade de vida, relacionamentos mais saudáveis e satisfação pessoal e profissional.

Experimente! Te garanto que esta jornada não tem volta.

Beijos grande no coração

Cláudia

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí.